Essa ferramenta jurídica poderá salvar o seu negócio!
![](https://echeroliveira.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Essa-ferramenta-juridica-podera-salvar-o-seu-negocio-1-edited-1024x640.png)
A contratação de empréstimos bancários é uma realidade da grande parte dos empresários brasileiros, pois se mostra como uma possível solução àqueles que buscam crédito para o pagamento de fornecedores, realizar novos investimentos ou, até mesmo, ter um maior capital de giro.
Nesse sentido, a fixação de juros remuneratórios faz parte do negócio, tal encargo busca remunerar o banco credor pelo empréstimo realizado. Entretanto, fato é que o empresário/consumidor não possui margem de negociação no momento de contratar o empréstimo bancário.
Como resultado, a fixação de taxas e modalidades abusivas por parte da instituição financeira surgem com frequência. Juros remuneratórios em patamar muito superior à média para contratações do mesmo período, capitalização (juros sobre juros) indevida, contratação de seguro de forma casada e a cobrança de taxas ilegais são algumas das situações que podem justificar uma revisão do contrato.
É nesse momento que uma assessoria jurídica especializada poderá te auxiliar com o seu problema.
A partir de uma análise minuciosa do contrato, é possível verificar a existência de condições abusivas, e buscar judicialmente a revisão contratual de maneira a equilibrar as contraprestações devidas.
Ainda, situações em que as abusividades ocorrem durante o período de normalidade do contrato – ou seja, quando a parte ainda não se encontrava inadimplente – podem inclusive ocasionar o afastamento dos encargos do atraso (multa e juros moratórios).
Para tal análise, são utilizados parâmetros fornecidos pelo Banco Central e o posicionamento jurisprudencial para a região em que está estabelecido o empresário/consumidor, a fim de constatar a existência de ilegalidades e buscar judicialmente a readequação do contrato.
Para além de um direito do consumidor, a revisão contratual do empréstimo bancário pode resultar em uma diferença considerável no valor da dívida, que permitirá ao consumidor arcar com suas obrigações de maneira menos onerosa.
A análise caso a caso permite readequar o valor da parcela do empréstimo, de maneira adequá-lo aos parâmetros legais e desconsiderar os encargos abusivos. Para a análise do contrato bancário e ajuizamento da ação revisional, aconselha-se ao cliente que busque auxílio jurídico especializado.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco!